Clique nas imagens para ampliar
Da mesma forma que acontece com qualquer outro material, a perda de transmissão sonora depende de sua massa, rigidez e características de amortecimento. Para uma simples chapa de vidro, a forma mais eficaz de melhorar seu desempenho é aumentando sua espessura, pois sua rigidez e características de amortecimento não podem ser alteradas. A perda de transmissão sonora de uma chapa de vidro acústico é medida com 18 frequências diferentes e varia de acordo com a espessura do vidro.
Entenda mais sobre o vidro acústico:
O vidro acústico mais espesso tende a proporcionar uma maior redução do som, embora possa realmente transmitir mais som em frequências específicas. Frequências críticas apresentam melhorias quanto às perdas de transmissão sonora, enquanto frequências não críticas na realidade transmitem mais som. Isso acontece por causa das três regiões distintas em que o vidro reage ao som: na massa controlada, na ressonância controlada e na rigidez controlada.
Nas regiões de ressonância e rigidez controladas é possível obter uma perda de transmissão sonora maior variando-se a espessura do produto com a aplicação de múltiplas camadas de vidro acústico. Quanto à massa, seu peso também é aumentado.
Além do fator do comportamento do vidro nessas regiões, várias espessuras e tipos de vidro acústico (laminados, insulados ou uma combinação de ambos) têm a sua própria frequência crítica específica que, quando alcançada, faz com que os vidros comecem a vibrar. É justamente nesta frequência crítica que a maior quantidade de transmissão do som acontece.
Como funciona o isolamento acústico do vidro?
O desempenho do vidro acústico pode ser otimizado selecionando-se o produto que oferece uma maior espessura. Prédios comerciais costumam se utilizar de uma grande variedade de tipos de vidros que melhoram a segurança e o desempenho de controle solar.
Tipos de vidros:
- Vidros monolíticos: oferecem os mais baixos níveis de desempenho acústico.
- Vidros laminados: proporcionam níveis mais altos de desempenho acústico que os monolíticos devido às características de amortecimento do som do polivinil butiral (PVB) usado entre as lâminas para uni-las de forma permanente.
- Vidros acústicos insulados: oferecem o maior potencial de STL comparativamente a outros produtos por causa da sua versatilidade e habilidade de combinar camadas de vidro acústico monolítico com camadas de vidro acústico laminado.
Os vidros acústicos proporcionam uma atenuação eficaz dos sons transmitidos por aviões e carros, além de uma infinidade de outros ruídos indesejáveis.
Para saber mais sobre Vidro acústico
Ligue para 11 3425-7437 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!