Clique nas imagens para ampliar
Os novos empreendimentos imobiliários do Brasil estão cada vez mais eliminando o conceito de paredes com superfície robusta, rígida, feita de tijolos ou blocos, com massa de cimento, por paredes de drywall.
O sistema drywall é utilizado apenas nos ambientes internos das edificações. Em caso de fechamentos externos o sistema utilizado é perfil de aço estrutural, conhecido como steel frame com fechamento de chapas cimentícias, que são mais resistentes à ação de ventos e chuvas.
O drywall é constituído a partir de uma estrutura metálica leve em perfis de aço galvanizado formada por guias e montantes, sobre os quais são fixadas placas de gesso acartonado, em uma ou mais camadas, proporcionando uma superfície apta a receber o acabamento final (pintura, papel de parede, cerâmica, etc).
Como é feita a fabricação do painel drywall?
No processo de fabricação do painel drywall o gesso mineral é estocado ao ar livre, passa por um britador de impacto, que reduz a sua granulometria.
Em seguida, o gesso triturado e levado por uma correia transportadora até um silo,seguindo, então, para a fase de moagem e calcinação, onde perde cerca de 75% de água, tornando-se o pó que conhecemos como gesso.
O gesso é misturado à água e aditivos, formando uma pasta lançada num processo de laminação contínua entre duas folhas do cartão especial,que aderem química e mecanicamente ao gesso, formando o painel drywal.
Depois disso, o painel drywall passa pelo processo de secagem e cura, durante o qual as moléculas do gesso se reagrupam em cristais, readquirindo sua formação rochosa original, porém com um nível de pureza elevado.
Para garantir a qualidade do painel drywall, todo o processo de fabricação deve seguir as normas e especificações brasileiras e internacionais.
A utilização do painel drywall:
O painel drywall é utilizado para a construção de paredes, forros, 'meias-paredes' e para revestimento. A placa de gesso de espessura de 7,50 a 15,50 mm revestida em ambos os lados por múltiplas camadas de papel resulta em espessuras finais das placas de 10 a 18 mm.
As placas de gesso acartonado possuem bordas rebaixadas para execução das juntas, e podem ser de três tipos, de acordo com a utilização a qual se destinam:
- Normais: (padrão ou standard) para paredes sem exigência especifica;
- Resistentes à umidade: tratadas com produtos hidrofugantes, como o silicone.
- Resistentes ao fogo: possuem aditivos para reduzir a liberação de água da chapa, evitando o colapso da peça.
Espessuras, larguras e resistências podem ser ajustadas de acordo com o tipo de projeto. Pode-se aumentar o número de placas, elevando a resistência mecânica e ao fogo e melhorando a isolação acústica do painel drywall. Esta combinação já pode ser vista em muitos shoppings centers em São Paulo.
Para saber mais sobre Painel drywall
Ligue para 11 3425-7437 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!