Clique nas imagens para ampliar
O forro acústico de gesso é utilizado normalmente para distribuir as instalações de segurança, ar-condicionado e iluminação. Atualmente, o forro acústico de gesso ganhou outra função e vêm sendo indicado por causa de suas funções termoacústicas. Os modelos chamados de acústicos são aqueles com alto desempenho de absorção sonora. Podem ser fabricados a partir de materiais porosos ou fibrosos, perfurados ou ranhurados, rígidos ou semirrígidos, ou de estrutura microcelular.
Como funciona o forro acústico de gesso?
Este tipo de forro proporciona uma adequada absorção sonora nos ambientes internos, melhorando o tempo de reverberação do som. Também oferecem uma maior privacidade, atenuando a transmissão do som de um ambiente para outro.
O forro acústico de gesso atua em conjunto com outros elementos, como pisos e paredes. A recomendação é de que ele sejam especificado por profissionais especializados em acústica e já no começo do projeto, para que haja uma análise mais ampla e de forma coerente e econômica.
Dentre todos os elementos, o teto é a principal área de reflexão dos sons gerados dentro de um ambiente. Além disso, o forro acústico de gesso é mais recomendado para o tratamento acústico que os outros elementos, por questões estéticas, higiênicas e até de manutenção.
Importância do isolamento acústico:
A absorção de som é o principal critério de um produto acústico e a ferramenta para se obter um espaço confortável. Os materiais absorventes têm o papel de converter em calor parte do som que incide sobre eles. A outra parte é refletida de volta ao ambiente. Quanto maior a quantidade de som que for absorvido, maior o coeficiente de absorção sonora de um forro acústico de gesso. A absorção dos materiais é representada através de índices por faixa de frequência, dentro da faixa audível para o ouvido humano.
O forro acústico de gesso também podem apresentar a propriedade de atenuar e articular o som proporcionando uma maior privacidade acústica entre dois ambientes adjacentes, principalmente em espaços corporativos, onde o som pode ser transmitido para outras áreas.
Apesar de depender de vários fatores, a qualidade acústica do local pode ser resumida em inteligibilidade do som, ou seja, a porcentagem de som que um ouvinte consegue entender. Uma das principais causas da falta de inteligibilidade nos espaços é a reverberação. A absorção do som pelo forro acústico de gesso é uma das maneiras mais eficientes de controlar a reverberação, além de auxiliar na uniformização do campo acústico, garantindo a inteligibilidade e o conforto.
Para saber mais sobre Forro acústico de gesso
Ligue para 11 3425-7437 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!